Faça amor, não faça jogo - Ique Carvalho

 "Faça amor, não faça jogo" é o primeiro livro do mineiro Ique Carvalho, dono do blog The Love Code. O livro reúne textos sobre amor, vida e também sobre a saúde do seu pai, apesar de ter sido lançado no ano de 2014, eu só o conheci um ano depois, através de uma amiga que comprou o livro e me enviou uma foto de um dos textos - obrigada, Amanda! -. Esse livro mudou a minha vida, me deu uma nova visão sobre como encarar a vida e principalmente: uma nova forma de como lidar com o amor. Sem dúvidas, esse livro é o meu favorito do mundo todinho!

Foto: Google
Título: Faça amor, não faça jogo
Autor: Ique Carvalho
Editora: Gutenberg
Páginas: 224
Viver a plenitude do amor é o desejo senão de todas, ao menos da maioria das pessoas. Amar e ser amado incondicionalmente, contar com o apoio de alguém para as horas difíceis e paras os momentos alegres, e saber que independente do que fazemos, alguém estará ao nosso lado simplesmente pelo que somos é o ideal de vida de muitos. Viver esse amor na prática, no entanto, nem sempre é fácil. E é exatamente sobre felicidade, vida e amor que Ique Carvalho fala neste livro. O autor, que começou escrevendo em seu blog e já tocou o coração de milhares de pessoas que se envolveram e se emocionaram com suas palavras, descreve com perfeição o amor que muitos procuram e poucos realmente encontram. E ele fala do amor em todas suas expressões: desde o romântico entre duas pessoas até o mais puro e verdadeiro dos laços familiares, que ele tem com seu pai e mentor. Como as relações humanas são frágeis e complicadas, os relacionamentos tornam-se difíceis, o que nos faz buscar felicidade nos lugares e nas pessoas erradas. Mas o autor nos faz enxergar de forma diferente. Faça amor, não faça jogo é um lembrete que, no jogo do amor, não é necessário haver ganhadores ou perdedores. Basta olhar e aceitar novos paradigmas e acreditar no que diz seu coração. E vivenciar isso de verdade.

Estamos vivendo em uma geração em que o amor vem sido tratado como algo fútil, que não se envolver é a melhor saída e que quem ama é visto como trouxa. E no entanto neste livro Ique nos ensina que o amor é sim algo bom e que não devemos ter vergonha dos nossos sentimentos, muito menos escondê-los, e também a valorizar as pequenas coisas da vida.

O livro é composto de crônicas, algumas delas já tinham sido postadas no blog do Ique. A escrita é simples, fácil e bem objetiva, e a narração é sempre em primeira pessoa, o que me cativou ainda mais porquê me deu uma sensação de que o autor estava conversando comigo. Além da capa ser linda, nas páginas em que contém o título dos textos, há uma sugestão de música para ouvir enquanto lê, com um link e um QR code para abrir a música direto no Youtube! O último texto do livro foi escrito pelo seu pai e ele só poderia ler após a sua morte. Infelizmente o pai dele faleceu em Agosto do ano passado e você pode ver o vídeo do Ique lendo o último texto aqui. Preparem os lencinhos!

"Faça amor, não faça jogo" foi um livro que envolveu de uma forma inexplicável. É um livro profundo e tocante, impossível não se emocionar com a história do Ique e de seu pai. Um livro que me deu vontade de gritar para o mundo inteiro ler, que me fez refletir diversas vezes sobre certas atitudes. E digo com convicção que Ique Carvalho é o autor mais sensível que eu já conheci, e só quem leu o livro vai entender do que eu estou falando. Não me canso de dizer o quanto esse livro é especial para mim e o quanto ele me mudou para melhor.

Quando você sonha, a razão dorme e o coração acorda. Então, deixe o seu coração guiar você. Ele é o único que pode, um dia, levá-lo até o maior sonho da sua vida.

Espero que vocês tenham gostado! Essa é minha primeira resenha e confesso que estou bem nervosinha porquê nunca tinha escrito uma resenha na vida, nem na época de escola. Me digam aí nos comentários o que vocês acharam da resenha! :)

comentário(s) pelo facebook:

41 comentários

  1. Nossa, amo tanto post completo assim! Realmente demonstra que a blogueira se dedicou para fazê-lo. Você disse que foi a sua primeira resenha e estava por isso estava com receio, mas eu adorei! Até fiquei interessada em ler o livro ;)
    Beijos!

    www.ouviporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus! Obrigada de verdade, fico feliz que tenha gostado e confesso que por medo eu estava enrolando de fazê-la mas não teve jeito, é um livro que eu gosto muito e eu não poderia deixar de falar sobre ele aqui. <3

      Excluir
  2. Ai gente que maravilhooooosa essa resenha, eu ja estou louca para comprar esse livro. Mas vou ter que me conter até a bienal desse ano - aqui em Sampa.
    Vou ver o video e tenho certeza que eu irei chorar até as ultimas gotas de lagrimas existentes em mim.
    Amei amei amei o post.
    Beijos

    http://eaimarryblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou! hahahahaha Por mim teria bienal todo ano, e sim... Esse vídeo é impossível não se emocionar!

      Excluir
  3. Eu conheci o Ique a pouco tempo por causa do livro que ele vai lançar com o Frederico, o Matheus e o Arthur. E já coloquei esse livro na minha lista!
    Sua resenha ta ótima, toda vez que posto uma resenha fico com o pé atrás também, mas relaxa! Eu adorei ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia desse livro com o Frederico, eu tenho um dele mas não curti muito mas vou dar uma pesquisada sobre. E obrigada, fico feliz que tenha gostado! <3

      Excluir
  4. Caramba, amei! To precisando mesmo ler um livro assim. Fiquei ate curiosa pra visitar o blog do autor! :)

    Beijo!
    Cami.
    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Visita mesmo, ele escreve coisas maravilhosas hahahaha. <3

      Excluir
  5. Eu já tinha ouvido falar desse livro, e até hoje não comprei. Estou com três livros para ler aqui, mas o seu post me fez relembrar dele e vou deixado anotado. Oh my God mais um para lista. Resenha é assim mesmo, só se aprende na prática. Eu gostei viu. Espero ler outras resenhas suas. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualzinha a mim hahahahahaha. Minha lista está enorme já! Ai, obrigada! Pode deixar que eu vou continuar com as resenhas sim hahahaha.

      Excluir
  6. Não curto muito livros de textos mas esse nome e essa capa me intrigam bastante, acho tão bonitinho. E saber que virou seu favorito me faz pensar que deve ser bom, vale a pena dar uma chance ^^
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não curtia muito e antes de comprar fiquei pensando se não era uma coisa meio auto ajuda. Então eu comprei e me surpreendi, tenho certeza que você vai gostar também! <3

      Excluir
  7. Essa capa é maravilhosa! Já conhecia o livro, mas ainda não li. Parabéns pela resenha, ficou incrível!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, depois vou procurar pra ler.
    Beijos, Carly.
    www.carly.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amo Amo Amo esse livro!
    Adoro a proposta das músicas e os poemas ❤
    Adorei seu post é uma bela resenha! Me divirto muito com esse livro!
    Faça ❤ Não Faça #
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que demais sua resenha 😍 da pra ver que foi de coraçao. Adorei o livro, ainda mais saber que é de um blogueiro! Super na wishlist já

    ResponderExcluir
  11. O titulo e a capa do livro já me chamaram atenção, eu adorei a resenha e com certeza irei comprar <3

    ResponderExcluir
  12. Eu já conhecia o livro, mas ainda não consegui parar pra ler de verdade, sabe? Ele parece ser ótimo e cheio de sentimentalismo, o que me agrada demais ♥ Adorei tua resenha, tá bem completinha. Às vezes livros com textos assim não são muito agradáveis, mas de vez em quando vale a pena dar uma chance, né? Vai que surpreende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Esse foi o primeiro livro que comprei nesse estilo e não me arrependi nenhum pouco! <3

      Excluir
  13. Achei a capa linda e gostei do fato de ser crônicas, é um gênero que gosto de ler, apesar de não gostar de livros tão sentimentais.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  14. Seu post está super informativo e completo, parabéns pela escrita, amei conhecer seu blog, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar tanto desse livro... quero a taaanto tempo! Acho tão bonito a escrita do Ique ♡ preciso muito desse livro!

    ResponderExcluir
  16. Ahhh, eu quero muito ler esse livro, principalmente depois de ler essa resenha maravilhosa! Parabéns! beijos
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir
  17. Amo indicação de livro/filme/série nacional, é tão bom ter referencias atuais daqui do Brasil!
    A sua resenha me chamou bastante a atenção, vou querer conhecer o blog do moço e talvez compre o livro, também concordo que não devemos ter vergonha de amar. Isso do pai dele deve ter sido bem emocionante, mas não vou ver o vídeo até ler o texto.
    Ótima resenha, continue assim.
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo! A gente costuma muito valorizar a galera lá de fora né? Mas tem muito escritor nacional que também manda bem caramba e merece ser reconhecido.

      Excluir
  18. Caraca, eu amo livros intensos como descreveste.
    Com certeza adicionei a minha lista. Sua resenha ficou linda, vou passar para conhecer o blog dele também.
    Mil beijos!

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
  19. É sua primeira resenha? Ficou muito boa!
    O livro em si não me agrada muito. Tem um pezinho na auto-ajuda né?! Mas foi legal pra conhecer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Esse eu ainda não conhecia... Amei a resenha! a minha lista só vai aumentando com tanto livro que estou conhecendo graças a resenhas como essa :)

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante da sua primeira resenha, continue assim :) Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa!
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  22. Olha, pra uma primeira resenha você tá de parabéns! Parece que já faz isso há tempos <3
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nenhuma resenha realmente me fez entender o quão necessário é para as pessoas lerem esse livro. Fiquei muito interessada mesmo! E tô meio relutante pra ver o vídeo da carta pq eu sou chorona demais :(

    Beijos,
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha!!! <3 Eu também sou chorona, mas fiquei tão curiosa que precisava ver!

      Excluir
  23. Ai gente que maravilhooooosa essa resenha, eu ja estou louca para comprar esse livro. Mas vou ter que me conter² Até o proximo semestre hehehe

    ResponderExcluir

siga o blog @a.m.a.r.te